Sejam bem vindos todos os que trazem tochas acesas nas mãos

e também aqueles que como eu, anseiam pela luz.



quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dicas de sustentabilidade - Mundo Verde

  • Antes de jogar fora as embalagens de produtos, verifique se elas não podem ser reaproveitadas para embalar presentes, organizar gavetas etc. Antes de reciclar é preciso reutilizar.
  • Em sua residência não utilize o vaso sanitário como lixeira. Papel, cotonetes, absorventes e preservativos que são descartados pela rede de esgoto ficam depositadas no fundo do mar e voltam para a areia em dias de ressaca. 
  • O alumínio que sai da fábrica em forma de lata leva em média 30 dias para voltar ao mercado como matéria-prima para a fabricação de outra lata. A lata de alumínio é a única embalagem que pode ser inteiramente reciclada para a fabricação de outras latas idênticas, de forma econômica e auto-sustentada.
    Quando a lata é reciclada, economiza-se 95% da energia elétrica utilizada na produção do metal a partir da bauxita (minério de onde é extraído o alumínio).
  • Recicle!
    Reciclar significa transformar os restos descartados pelas residências, indústrias, lojas e escritórios, em matéria-prima para a fabricação de outros produtos.
  • Vidros - No processo de reciclagem são moídos e depois transformados em novos copos, garrafas e embalagens. Não se pode fazer isso com espelhos e lâmpadas, porque sua composição química não permite. 
  • A reciclagem do vidro reduz em 32% o consumo de energia em relação à produção de vidro novo.
  • A madeira certificada é aquela que vem com um selo indicando que é proveniente de reflorestamento e foi retirada da natureza de forma sustentável. Quando for adquirir madeira, exija o certificado.
  • Sempre que possível, deixe seu carro em casa: pegue uma carona, ande a pé, de bicicleta ou use transporte público. A bicicleta, por exemplo, é uma ótima opção. Além de não poluir, é um meio de transporte que faz bem à saúde.
  • Cultive plantas em sua casa. Elas refrescam o ambiente e deixam seu lar mais bonito e colorido. Faça sua parte pelo Mundo, plante uma árvore.
  • Pinte sua casa com clores claras. Elas refletem a luz do sol e deixam os ambientes iluminados e frescos. A utilização de cortinas claras também é indicada, pois refletem o calor e você gasta menos com ar condicionado e ventiladores.
  • Reutilize a água da máquina de lavar para lavar a calçada, o quintal ou o carro. Seja consciente: mais de 9 milhões de residências brasileiras não têm acesso à água potável.
  • Seja um consumidor consciente. Não acenda luzes desnecessariamente durante o dia. Prefira lâmpadas econômicas e desligue os aparelhos eletrônicos quando acabar de usar.
  • Prefira equipamentos mais eficientes (com selo procel), e economize energia elétrica.
  • Cerca de 30% de todo o lixo é composto de materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e latas. Tirar esses materiais do lixo traz uma série de vantagens. Uma delas é poupar recursos naturais e energia com a reciclagem. Recicle, pratique a coleta seletiva.
  • REDUZA, REUTILIZE E RECICLE
    REDUZA o uso de sacolas plásticas
    REUTILIZE as sacolas plásticas em suas compras
    RECICLE as sacolas plásticas não utilizadas
  • Adquira uma ecobag e ajude na preservação do planeta!
  • Antes de jogar fora as embalagens de produtos, verifique se elas não podem ser reaproveitadas para embalar presentes, organizar gavetas etc. Antes de reciclar é preciso reutilizar.
  • Um buraco de 2mm (um pouco maior que a cabeça de um alfinete) em um cano desperdiça até 3.200 litros de água por dia. Essa quantidade, seria suficiente para suprir a necessidade de água para beber de uma família de 4 pessoas por cerca de um ano.
  • Faça uma revisão nas instalações de água de sua residência. Assim você evitará o desperdício de água, nosso bem mais precioso.
  • Preserve o VERDE, o mundo é seu.
Colaboração: mundoverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Fome e a miséria


1) A fome mata 24 mil pessoas a cada dia - 70% delas crianças;

2) No mundo de hoje há mais comida do que em qualquer outro momento da história da humanidade;

3) Temos 6,7 bilhões de habitantes, e produzimos mais de 2 bilhões de toneladas de grãos, o que significa que produzimos quase um quilo de grãos por pessoa e por dia no planeta, amplamente suficiente para alimentar a todos;

4) Segundo a FAO o mundo precisaria de US$ 30 bilhões por ano para lutar contra a fome, recursos que significam apenas uma fração do US$ 1,1 trilhão aprovado pelo G-20 para lidar com a recessão mundial;

5) 65% dos famintos vivem em somente sete países;

6) Nos últimos meses irromperam revoltas por causa da fome em 25 países;

7) Os que sobrevivem à fome carregam seqüelas para sempre. A fome mina as vidas e acaba com a capacidade produtiva, enfraquece o sistema imunológico, impede o trabalho e nega a esperança;

8) No mesmo momento em que 1 bilhão de pessoas passando fome, outro 1 bilhão sofre de obesidade por excesso de consumo;

9) Uma criança americana consome o equivalente a 50 crianças africanas da região subsaariana;

10) Cerca de 200 milhões de crianças de países pobres tiveram seu desenvolvimento físico afetado por não ter uma alimentação adequada, segundo o Unicef.


Por que tantos passam fome?


*Dados extraídos do Adital publicado pela Humanitas/Unisinos/Cepat

Instituto Humanitas Unisimos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos unisinos / Centro de pesquisa e apoio aos trabalhadores.






É lamentável que um país como o nosso Brasil, de tantas riquezas e tantas belezas, seja um país sem leis, onde a impunidade impera e nos deixa a mercê das barbáries praticadas pelos criminosos que o nosso código penal sustenta com sua ineficácia.



Malú Rossi