Sejam bem vindos todos os que trazem tochas acesas nas mãos

e também aqueles que como eu, anseiam pela luz.



quarta-feira, 3 de março de 2010

Código Penal Brasileiro

Urgentíssima a revisão e reformulação total do Código Penal Brasileiro que data de 1940 e impera até hoje totalmente em descompasso com os índices de criminalidade atuais. Não é preciso ser Bacharel em leis para perceber a ineficácia das mesmas. Para isso, já somos vítimas da violência que avança impune neste país governado por carnavalescos e pitzzaiolos.

Existem os contrários a pena de morte por considerá-la uma decisão precipitada já que muitos inocentes poderiam ser condenados a ela. É verdade. Eu não diria muitos inocentes mas talvez alguns pouquíssimos inocentes poderiam ser condenados a morte injustamente. Mas eu pergunto: Hoje, o que dizer dos milhares e milhares de inocentes condenados a morte todos os dias, fria e cruelmente, dentro e fora de nossas casas, onde a violencia praticada por pessoas impunes nos alcança covardemente todos os dias? Será mesmo que um Código Penal decente e rigoroso, não seria o início de uma nova era, um tempo onde as pessoas, antes de matar tivessem, pelo menos medo de morrer?

As ONG's que defendem os direitos humanos pipocam pelo mundo afora e erguem suas bandeiras em defesa dos famosos Direitos Humanos aos quais, naturalmente, todos nós, humanos temos o direito assegurado. Mais uma vez eu pergunto: Será mesmo aquele ser que estupra um bebê de 04, 05, 06 meses? Não importa a idade. É apenas um triste exemplo. Estamos falando de violência, e de seres que deixaram de ser humanos quando cometeram tal violência.

O que dizer da lei que pune quem dirige alcoolizado? Que nos respondam os vitimados: Desde quando pagar fiança por dirigir alcoolizado é punição? Nós, brasileiros nunca nos importamos em pagar nada por mais caro que seja. O que queremos é pagar e nos livrarmos da conta. Pagar Fiança por dirigir alcoolizado, ter a carteira apreendida e inclusive matar alguém(mais um inocente, contabilize ai), não é punição, é imposto, extorção. É o governo extorquindo dinheiro do contribuinte mais uma vez, só que neste caso, o contribuinte esta bêbado.

Perguntemos a uma mãe que enterra seu filho jovem, na flor da idade, começando a realizar seus projetos, vítima inocente de um motorista alcoolizado, se para ela, pagar fiança e ir prá casa, livre, leve e solto, curar a ressaga com a certeza da impunidade é a mesma coisa de ser verdadeiramente punido com anos de cadeia cumpridos rigorosamente dentro da lei, sem direito a regalias.

Por hoje é só...

Malú Rossi - Outubro/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Fome e a miséria


1) A fome mata 24 mil pessoas a cada dia - 70% delas crianças;

2) No mundo de hoje há mais comida do que em qualquer outro momento da história da humanidade;

3) Temos 6,7 bilhões de habitantes, e produzimos mais de 2 bilhões de toneladas de grãos, o que significa que produzimos quase um quilo de grãos por pessoa e por dia no planeta, amplamente suficiente para alimentar a todos;

4) Segundo a FAO o mundo precisaria de US$ 30 bilhões por ano para lutar contra a fome, recursos que significam apenas uma fração do US$ 1,1 trilhão aprovado pelo G-20 para lidar com a recessão mundial;

5) 65% dos famintos vivem em somente sete países;

6) Nos últimos meses irromperam revoltas por causa da fome em 25 países;

7) Os que sobrevivem à fome carregam seqüelas para sempre. A fome mina as vidas e acaba com a capacidade produtiva, enfraquece o sistema imunológico, impede o trabalho e nega a esperança;

8) No mesmo momento em que 1 bilhão de pessoas passando fome, outro 1 bilhão sofre de obesidade por excesso de consumo;

9) Uma criança americana consome o equivalente a 50 crianças africanas da região subsaariana;

10) Cerca de 200 milhões de crianças de países pobres tiveram seu desenvolvimento físico afetado por não ter uma alimentação adequada, segundo o Unicef.


Por que tantos passam fome?


*Dados extraídos do Adital publicado pela Humanitas/Unisinos/Cepat

Instituto Humanitas Unisimos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos unisinos / Centro de pesquisa e apoio aos trabalhadores.






É lamentável que um país como o nosso Brasil, de tantas riquezas e tantas belezas, seja um país sem leis, onde a impunidade impera e nos deixa a mercê das barbáries praticadas pelos criminosos que o nosso código penal sustenta com sua ineficácia.



Malú Rossi