Sejam bem vindos todos os que trazem tochas acesas nas mãos

e também aqueles que como eu, anseiam pela luz.



quarta-feira, 21 de julho de 2010

Vergonha Nacional


O que você vai ler a seguir é mais um retrato do caos criado pela falta de dignidade das pessoas.
Noticia Recente: "RIO DE JANEIRO - O "Pânico na TV" retirou o quadro da "Mulher Arroto" do ar. Segundo a coluna Zapping do jornal "Agora São Paulo" o intuito é fazer com que os espectadores se esqueçam de Vanessa Barzan, que foi contratada para arrotar no rosto dos famosos enquanto os entrevista.
Mas após toda a confusão envolvendo a veterana Laura Cardoso, a Rede TV! resolveu colocar o quadro "na geladeira". Até porque depois do caso ficaria difícil a modelo passar despercebida nos eventos.
Para quem não se lembra, Vanessa arrotou enquanto entrevistava a atriz em um evento em São Paulo e gerou muitas críticas entre famosos e fãs. Miguel Falabella também saiu em defesa de Laura e reclamou bastante da "brincadeira" dos humoristas.
Mesmo assim, segundo a coluna, a "Mulher Arroto" deve voltar em breve ao programa."
É lamentável que além de sermos obrigados a conviver com a violência cada vez mais crescente e cruel contra o ser humano, (os animais classificados como irracionais se amam e se respeitam muito mais), ainda tenhamos que assistir a cenas como a noticiada acima, patrocinadas por jovens desocupados e desprovidos de valores como caráter, integridade, respeito, educação e tudo mais que torna o ser humano uma pessoa respeitável. Mas tão grave quanto a atitude destas pessoas, que atentam contra a vida alheia, através da forma agressiva e vulgar como conduzem este programa, é o apoio encontrado na mídia para promover este tipo de violência
É preciso rever com urgência o nosso direito a liberdade de expressão. É claro que não sou a favor da censura total, mas uma censura parcial se faz necessária para garantir que a liberdade de expressão e o direito a informação não sejam amparados pelo desrespeito a moral e aos bons costumes. Existem ainda pessoas de bem, de caráter, que contribuíram e continuam a contribuir para o crescimento social, político, artístico, cultural e humano deste país. Ao contrário destes jovens incultos e inúteis, que deveriam ser o futuro da nação, são os veteranos que ainda resistem, que guardam com eles a semente da sabedoria e da dignidade.
O que estamos assistindo dia após dia é o resultado de um regime social e político que já ultrapassou os limites da ganância, do poder e da impunidade e beira a loucura. Perdemos a noção do respeito em nome da fama e do poder, perdemos a noção do ridículo em nome da vaidade, tanto feminina quanto masculina, perdemos nossa referência de limites, daquilo que verdadeiramente nos pertence ou não. Perdemos nossa noção de espaço e de tempo, queremos estar em todos os lugares e a todo instante e em cada um deles instalar bandeiras próprias que demarquem nosso território e de mais ninguém. Perdemos nossa fé e nossa referência como seres humanos. 
Possuíamos tudo isso quando éramos seres a caminho da evolução, mas abdicamos do nosso instinto animal racional mais uma vez em nome da ganância e tomamos posse do instinto daquele que chamamos de animal irracional. Deveríamos ter nos contentado com esta conquista, talvez hoje fôssemos mais humanos. Não satisfeitos, continuamos involuindo, até nos tornarmos essa "coisa" que somos hoje, poderosa, corajosa e monstruosa.



2 comentários:

  1. Boa tarde amiga,

    Gostaria de parabenizá-la pelos brilhantes textos produzidos a partir de notícias, como essa, com desenvoltura e profissionalismo de fazer inveja a muitos jornalistas.

    Realmente é lamentável que coisas como essa venha acontecer em pleno século XXI. Os chamados seres humanos estão involuindo não só no comportamento, mas em sentimentos também.

    Um grande abraço e obrigado pelo envio do texto!

    ResponderExcluir
  2. Entao basta nao assistir esse tipo de programa na televisao. Diga nao ao lixo! Quem assiste lixo é porque sintoniza com isso. Abencoados os bons livros e a boa literatura na internet!

    ResponderExcluir


A Fome e a miséria


1) A fome mata 24 mil pessoas a cada dia - 70% delas crianças;

2) No mundo de hoje há mais comida do que em qualquer outro momento da história da humanidade;

3) Temos 6,7 bilhões de habitantes, e produzimos mais de 2 bilhões de toneladas de grãos, o que significa que produzimos quase um quilo de grãos por pessoa e por dia no planeta, amplamente suficiente para alimentar a todos;

4) Segundo a FAO o mundo precisaria de US$ 30 bilhões por ano para lutar contra a fome, recursos que significam apenas uma fração do US$ 1,1 trilhão aprovado pelo G-20 para lidar com a recessão mundial;

5) 65% dos famintos vivem em somente sete países;

6) Nos últimos meses irromperam revoltas por causa da fome em 25 países;

7) Os que sobrevivem à fome carregam seqüelas para sempre. A fome mina as vidas e acaba com a capacidade produtiva, enfraquece o sistema imunológico, impede o trabalho e nega a esperança;

8) No mesmo momento em que 1 bilhão de pessoas passando fome, outro 1 bilhão sofre de obesidade por excesso de consumo;

9) Uma criança americana consome o equivalente a 50 crianças africanas da região subsaariana;

10) Cerca de 200 milhões de crianças de países pobres tiveram seu desenvolvimento físico afetado por não ter uma alimentação adequada, segundo o Unicef.


Por que tantos passam fome?


*Dados extraídos do Adital publicado pela Humanitas/Unisinos/Cepat

Instituto Humanitas Unisimos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos unisinos / Centro de pesquisa e apoio aos trabalhadores.






É lamentável que um país como o nosso Brasil, de tantas riquezas e tantas belezas, seja um país sem leis, onde a impunidade impera e nos deixa a mercê das barbáries praticadas pelos criminosos que o nosso código penal sustenta com sua ineficácia.



Malú Rossi