Sejam bem vindos todos os que trazem tochas acesas nas mãos

e também aqueles que como eu, anseiam pela luz.



quarta-feira, 3 de março de 2010

Inteligência X Ser Humano

Ser inteligente significa possuir "Faculdade de entender, pensar, raciocinar, interpretar e resolver situações com rapidez e êxito", além de ser o princípio da vida.

A inteligência é inerente a todo ser vivo mas ao ser humano foi dado a capacidade de aprimorá-la ao longo de seu desenvolvimento.

Naturalmente, o uso de todas essas faculdades de maneira justa e consciente resulta num indivíduo equilibrado, próspero e em harmonia com o universo, assim como, o uso inadequado, gera catástrofes humanas de naturezas diversas e irreversíveis, que significam a destruição total de um ou mais indivíduos, podendo chegar a disseminação de toda uma espécie, bem como do próprio planeta.

É importante salientar que todos somos dotados de inteligência. A questão é como fazemos uso dela.

Considerando os acontecimentos que estão ocorrendo no mundo recentemente, como por exemplo no últimos "50 ANOS", é fácil concluírmos que, ou nos distanciamos muito do conceito original de inteligência ou reescrevemos seu significado de forma a permitir que a ambição, a maldade(esperteza) e a ignorância também fossem vistos como comportamentos inteligentes, numa tentativa absurda de inserir estas manifestação de caráter (ou da falta dele) a classificação inicial. Somos mesmo seres racionais?

É comum encontrarmos no dia a dia, pessoas que usam a inteligência de forma desmedidamente ambiciosa, esperta e desonesta perante a sociedade e a eles próprios, capazes de todo tipo de manipulação para realizarem seus projetos pessoais. Estes, são normalmente aplaudidos, venerados e seguidos por pessoas ignorantes, simplesmente porque não usam a inteligência que possuem e por isso, acreditam em tudo aquilo que o outro aparenta ser ou ter e ainda atribuem suas conquistas ao uso da inteligência. Pessoas ignorantes são naturalmente simpatizantes de ambiciosos, espertalhões e desonestos, além de serem, muitas vezes, dependentes destes.

As pessoas detentoras deste tipo de comportamento, ambicioso e esperto, no sentido exato da palavra, conforme dicionário - Esperto: "Astúcia, sagacidade. Habilidade maliciosa" - usam a inteligência da forma mais nociva que existe pois apoderam-se dos ignorantes para governar o mundo. Apoderam-se quando trocam votos por cestas básicas, quando legislam em causa própria criando leis que são verdadeiros canais de extorção do dinheiro público, quando criam programas de TV'S capazes de promover uma verdadeira lavagem cerebral, trocando o convívio familiar por horas e horas de programação fútil e imoral, cuidadosamente elaborada para o fim do dia ou para o fim de semana, mediante ao merecido descanso após uma semana inteira de labor.

Especialistas espertalhões, contratados para elaborarem tais programações, sabem que, em ocasiões assim, uma mente cansada absorve qualquer coisa, sem condições de avaliar se é bom ou ruim. A mente fatigada, é momentaneamente ignorante em virtude do próprio stress e um prato cheio para os oportunistas de plantão. Especialmente neste casos, é altamente lucrativo investir nas pessoas ignorantes.

Nestas ocasiões, onde famílias inteiras se deixam absorver por este tipo de entretenimento ocorrem perdas lentas e irreversíveis. Lentas porque foram inteligentemente programadas para durarem o tempo necessário a serem absorvidas pelo cérebro humano e irreversíveis porque, uma vez absorvidas, tornam-se comportamento, valores que são violentamente defendidos por seus seguidores ignorantes. Uma vez comportamento, resultam na violência assustadora que hoje invade nossas casas e se apodera de nossos filhos e de nós mesmos, na infração das leis que deveriam ser respeitadas, na degradação dos ser humano e consequentemente, na destruição da terra.

Ao observar no que nos transformamos e o que fizemos com o nosso planeta, é fácil concluír que o homem finalmente conseguiu usar contra sí próprio a arma mais poderosa que existe: a inteligência.

A atitude verdadeiramente inteligente, individual e coletiva precisa ser cultivada, valores precisam ser revistos para que possamos reverter essa condição catastrófica que ai está e impedir que a ambição, a esperteza e a ignorância destruam a raça humana e o planeta em que vivemos.

Malú Rossi - Fevereiro/2010

Um comentário:

  1. Oi Malu tudo bem?parabéns pelo teu blog!somos amigas no Casa e Jardim,e agora estou seguindo teu blog...visita o meu tambem amiga!bjs Rose.

    ResponderExcluir


A Fome e a miséria


1) A fome mata 24 mil pessoas a cada dia - 70% delas crianças;

2) No mundo de hoje há mais comida do que em qualquer outro momento da história da humanidade;

3) Temos 6,7 bilhões de habitantes, e produzimos mais de 2 bilhões de toneladas de grãos, o que significa que produzimos quase um quilo de grãos por pessoa e por dia no planeta, amplamente suficiente para alimentar a todos;

4) Segundo a FAO o mundo precisaria de US$ 30 bilhões por ano para lutar contra a fome, recursos que significam apenas uma fração do US$ 1,1 trilhão aprovado pelo G-20 para lidar com a recessão mundial;

5) 65% dos famintos vivem em somente sete países;

6) Nos últimos meses irromperam revoltas por causa da fome em 25 países;

7) Os que sobrevivem à fome carregam seqüelas para sempre. A fome mina as vidas e acaba com a capacidade produtiva, enfraquece o sistema imunológico, impede o trabalho e nega a esperança;

8) No mesmo momento em que 1 bilhão de pessoas passando fome, outro 1 bilhão sofre de obesidade por excesso de consumo;

9) Uma criança americana consome o equivalente a 50 crianças africanas da região subsaariana;

10) Cerca de 200 milhões de crianças de países pobres tiveram seu desenvolvimento físico afetado por não ter uma alimentação adequada, segundo o Unicef.


Por que tantos passam fome?


*Dados extraídos do Adital publicado pela Humanitas/Unisinos/Cepat

Instituto Humanitas Unisimos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos unisinos / Centro de pesquisa e apoio aos trabalhadores.






É lamentável que um país como o nosso Brasil, de tantas riquezas e tantas belezas, seja um país sem leis, onde a impunidade impera e nos deixa a mercê das barbáries praticadas pelos criminosos que o nosso código penal sustenta com sua ineficácia.



Malú Rossi